Abrir caixa de comentários

Assista ao Webinar: «Participação cívica em tempos turbulentos»

Assista ao Webinar: «Participação cívica em tempos turbulentos»

14/05/2020

 

Inserido na campanha Open Response | Open Recovery, da Open Government Partnership, o LabX, Laboratório de Experimentação da Administração Pública - uma unidade orgânica da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) -organizou, no passado dia 14 de maio, um painel de discussão online subordinado ao tema «Participação cívica em tempos turbulentos - Desafios e oportunidades da Administração Aberta através do uso de tecnologia». Este webinar contou com a presença de Maria de Fátima Fonseca, Secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, num painel com vários convidados de diversos setores do ecossistema da administração aberta, incluindo Helen Turk, da Coordenação da OGP, Sara Carrasqueiro, vogal do Conselho Diretivo da AMA, Jorge Gomes, Coordenador Nacional da VOST Portugal, António Cunha, Presidente do DTx - Digital Transformation CoLab e José Manuel Ribeiro, Presidente da Rede Nacional de Autarquias Participativas, Presidente da Câmara Municipal de Valongo.

 

No quadro síntese abaixo, apresentam-se, de forma resumida, as principais aprendizagens retiradas deste painel de discussão, designadamente, quais os principais desafios que identificaram no contexto da crise atual, que oportunidades devem ser exploradas e, por fim, quais os potenciais resultados que podem ser alcançados com o atual processo de transformação. Dada a diversidade de opiniões, experiência e conhecimento que os oradores deste webinar trouxeram, o exercício de síntese realizado no quadro abaixo pode, assim, ter particular relevância. Composto por vários convidados de diversos setores, o painel representa a quádrupla hélice que caracteriza o exemplo que Portugal tem oferecido no combate a esta epidemia e que também define o espaço de ação do LabX, assim como da Rede Nacional de Administração Aberta (RNAA), ou seja, entidades públicas, o sistema científico nacional, a sociedade civil e a comunidade de empreendedores.

 

diagrama sobre os principais desafios, oportunidades a explorar e potenciais resultados, identificados pelos quatro tipos de stakeholders: entidades públicas; sistema científico nacional; sociedade civil; comunidade de empreendedores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para quem não teve oportunidade de assistir ao webinar, encontram-se disponíveis um resumo do webinar, que descreve os temas e matérias discutidas, assim como o vídeo abaixo, que documenta o painel na íntegra.