Abrir caixa de comentários

XIV Reunião da Rede Nacional de Administração Aberta

XIV Reunião da Rede Nacional de Administração Aberta

26/03/2021

 

De modo a continuar a cumprir e dar resposta aos objetivos propostos, na sexta-feira dia 19 de março a Rede Nacional de Administração Aberta realizou a XIV Reunião. A reunião contou com a presença da Secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca e com a participação de todos os membros da Rede, à exceção dos representantes da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros e do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

À parte da receção dos participantes e abertura da sessão, a agenda previa três tópicos chave: o primeiro tópico teve por objetivo a apresentação da síntese dos resultados obtidos nas Sessões de Cocriação de Futuros Compromissos, realizadas entre 3 a 11 de março. Os resultados foram apresentados tendo como base a divisão temática das sessões, a saber: Serviços Públicos universais, acessíveis e inclusivos; Promoção da resiliência e sustentabilidade de empreendedores/as e empresas; Transparência, boa gestão dos fundos públicos e combate à corrupção; Dados abertos e acesso à informação. De salientar que em breve, será publicado, aqui no portal OGP Portugal, o relatório de síntese de resultados, para que estes sejam de conhecimento público. O segundo tópico pretendeu focar o trabalho que será desenvolvido nas próximas fases do plano, concretamente, a formulação e estruturação dos compromissos, assim como planear as atividades a desenvolver durante a Open Gov Week 2021. O terceiro e último tópico abordou o trabalho realizado, paralelamente à construção do novo plano, o  Mecanismo Independente de Avaliação (IRM) e dar nota do trabalho que está a ser desenvolvido pelo investigador independente, afeto à OGP.

 


Para terminar, determinaram-se os próximos passos e definiu-se a data para a XV Reunião, que se irá realizar a 30 de abril, com agenda ainda a determinar.