Abrir caixa de comentários

XI Reunião da Rede Nacional de Administração Aberta

XI Reunião da Rede Nacional de Administração Aberta 

24/09/2020

 

Na sequência das atividades e funcionamento habitual da Rede Nacional de Administração Aberta, realizou-se no passado dia 11 de setembro de 2020, a XI Reunião, da qual apenas estiveram ausentes os representantes da Secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros e da Transparência e Integridade Portugal.

 

Esta reunião marcou o encerramento do I Plano Ação Nacional de Administração Aberta (PANAA) e após a abertura, os membros partilharam as aprendizagens retiradas deste 1º Plano e quais ações para as aplicar no futuro. Foram identificados desafios a vários níveis, ainda assim, salientou-se que a taxa de conclusão global do I PANAA de 67%, traduz eficácia na capacidade de implementação, em particular, tendo em conta que se tratou da primeira vez que uma iniciativa de Administração Aberta, com estas características e alcance, ocorreu em Portugal

 

O ponto que se seguiu na ordem de trabalhos acordada para a XI reunião, foi o processo de autoavaliação do I PANAA, para o qual todos os membros da Rede e parceiros responsáveis pela execução de compromissos já tiveram oportunidade de contribuir. Foram identificadas as tarefas necessárias para a conclusão do Relatório de Autoavaliação ao I PANAA, dirigindo o um convite à Rede, para rever e melhorar a versão atual, que depois passará por uma etapa de consulta pública, aqui, no Portal da OGP Portugal.

De seguida, apresentou-se a cronologia (ainda provisória) para o Mecanismo de Investigação Independente, que se prevê iniciar ainda este trimestre.

Com olhos postos no futuro, seguiram-se trabalhos de preparação para o II PANAA, com a apresentação e discussão da proposta detalhada do cronograma.

Seguiu-se uma atividade prática onde os presentes realizaram uma um diagnóstico de grupo sobre o 1º Plano de Ação. Usando um modelo de análise SWOT como base, os membros da Rede analisaram, em tempo real e de forma colaborativa, o desenrolar e resultados dos compromissos, agora concluídos. O objetivo foi de promover uma reflexão coletiva e um debate, de maneira a materializar as aprendizagens e experiências de cada um, assim como identificar potenciais formas de as aplicar na fase de cocriação e desenvolvimento do II PANAA. 


Para terminar, decidiu-se determinaram-se os próximos passos e definiu-se a data para a XII Reunião, que se irá realizar a 13 de setembro, o que será a primeira reunião exclusivamente dedicada ao II Plano de Ação cujos trabalhos agora se iniciam.