Abrir caixa de comentários

IX Reunião da Rede Nacional de Administração Aberta

IX Reunião da Rede Nacional de Administração Aberta

01/06/2020

 

 

Apesar das transformações provocadas pela pandemia, a Rede Nacional de Administração Aberta manteve a usual organização, funcionamento e trabalho colaborativo e no passado dia 15 de maio de 2020, realizou a sua IX Reunião

Depois de na VIII Reunião, se ter aberto, pela primeira vez, um canal de participação remota, desta vez, dada a impossibilidade de se realizar de modo presencial, a reunião ocorreu totalmente online. Compareceram todos os membros da Rede à excepção da Associação Nacional de Municípios Portugueses, numa reunião que contou com a presença da Secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, assim como a presença de dois técnicos especialistas do seu Gabinete. 

 

Esta reunião promoveu uma discussão aberta, onde se recolheram contributos de todos os presentes sobre as possíveis alterações ao calendário 2020-2021 e, de forma participada e informada, deliberar qual a cronologia para a fase de cocriação e desenvolvimento do II Plano de Ação Nacional, assim como na concretização e termo do plano de ação ainda em curso. 

 

Dos três cenários apresentados, a Rede decidiu por aquele cuja proposta é a seguinte:

Também se apresentaram algumas das iniciativas, organizadas por membros da Rede e que foram integradas na campanha Open Response | Open Recovery, designadamente, as seguintes:

  1. Os webinars «Monitorização Cívica e Boa Despesa Pública - O Pacto de Integridade no Mosteiro de Alcobaça» e «Contratação Transparente: Monitorização Cívica & Dados Abertos», ambos organizados pela Transparência e Integridade;


     

  2. Painel de discussão online «Participação cívica em tempos turbulentos», promovido pela AMA/LabX

 

Para terminar, determinaram-se os próximos passos relativamente ao progresso dos compromissos em curso, assim como determinar que os trabalhos de desenvolvimento do II Plano de Ação irão continuar após o término da IX Reunião. A reunião foi encerrada, tendo os presentes concordado em realizar a X reunião da Rede a 3 de julho, com ordem de trabalhos a definir.