Abrir caixa de comentários

X Reunião da Rede Nacional de Administração Aberta

X Reunião da Rede Nacional de Administração Aberta

17/07/2020

 

Dando seguimento ao seu usual funcionamento, organização e colaboração, a Rede Nacional de Administração Aberta realizou, no passado dia 3 de julho de 2020, a sua X Reunião.


A reunião contou com a participação de quase todos membros da Rede à excepção do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos; numa reunião que voltou a contar com a presença da Secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, que se fez acompanhar de dois colegas do seu Gabinete. 

 

Em termos de ordem de trabalhos, a X Reunião, começou com o habitual ponto de situação sobre o I Plano Ação Nacional de Administração Aberta (PANAA), onde se partilharou o progresso mais recente dos compromissos ainda por concluir, mas também se identificaram ações para os concretizar e concluir. Destaca-se que a evolução do progresso global dos compromissos desde a IX Reunião, foi de 10%, passando de 57% para 67%.

 

 

Seguiu-se, a apresentação do processo de autoavaliação do I Plano de Ação, que decorre até novembro. Foi partilhado com os presentes, os passos de de um processo que é suportado pelas orientações e recomendações presentes no OGP Handbook, nos Padrões de Participação e Co-criação e no Toolkit para Participação e Cocriação da OGP. Por fim, discutiu-se a proposta de cronograma das principais etapas para a cocriação e desenvolvimento do II Plano de Ação.

 

Para terminar, determinaram-se os próximos passos e definiu-se a data para a XI Reunião, que se irá realizar a 11 de setembro e que será a primeira reunião depois da conclusão do I Plano de Ação.