Compromisso 4
Compromisso #4 | Criar um manual de boas práticas com normas de interconexão de dados
Qual é o compromisso?
Desenvolver e divulgar um Manual de Boas Práticas para a partilha de dados entre os organismos da Administração Pública, integrado no modelo comum de desenvolvimento de serviços digitais, com o objetivo de:
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Aumentar e normalizar o nível de conhecimentos e a nomenclatura apropriada pelos diferentes organismos;
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Servir de base de conhecimento para o desenvolvimento de projetos neste âmbito.
A criação deste documento deverá garantir o:
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O envolvimento de entidades públicas e parceiros da sociedade civil;
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O cumprimento dos requisitos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
Progresso
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Atividade macro 1
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Atividade macro 2
100%
Atividade macro 3
75%
Legenda
Atividade macro 1: Publicação do manual de boas práticas para a disponibilização na IAP.
Atividade macro 2: Sessões de workshops sobre boas práticas de interoperabilidade.
Atividade macro 3: Melhoria dos processos de interoperabilidade.
Descrição dos resultados esperados
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Aumento da taxa de penetração das práticas once only nos serviços públicos digitais;
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Aumento da ubiquidade no acesso aos serviços públicos digitais por parte de cidadãos e empresas;
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Aumento da capacidade de transferência e utilização inteligente e anomizada de dados por parte dos organismos públicos.
Qual é o problema visado pelo compromisso?
Os organismos da Administração Pública apresentam níveis de maturidade e de competências distintos no quadro das suas práticas de interconexão de dados (IAP).
Tal contexto dificulta a harmonização da partilha de dados entre os organismos da Administração Pública e atrasa o processo de apropriação das práticas once only.
Na prática, este problema significa que os cidadãos e empresas prestam repetidamente a mesma informação a diferentes organismos da Administração Pública aquando do acesso aos seus diferentes serviços.
Como é que o compromisso contribui para a resolução do problema identificado?
Ao nível da prestação de serviço, com melhoria nas expetativas de atendimento do cidadão e das empresas.
Ao nível dos processos, através da harmonização de procedimentos e partilha de informação entre serviços de diferentes organismos públicos.
Porque é que o compromisso é relevante para os valores da OGP?
No quadro da accountability, pelo fomento do conhecimento e apropriação de práticas por parte dos agentes públicos.
No quadro da tecnologia, na medida que a evolução de tais práticas carece de projetos de desenvolvimento tecnológico que promovam a interconexão de dados.