Abrir caixa de comentários

Compromisso 5

Compromisso #5: ORGANIZAÇÃO DO ESTADO CLARA

Descrição

Reformulação do Sistema de Informação de Organização do Estado (SIOE - https://www.sioe.dgaep.gov.pt), desenvolvendo um interface que permitia ao cidadão comum compreender e “navegar “ no universo global de entidades do Estado, nas suas diversas formas institucionais. Pretende-se tornar o SIOE um portal “âncora” para acesso a fontes de dados relevantes para processos de accountability (como por exemplo o base.gov.pt).

Pode consultar o Compromisso completo aqui.  

Progresso

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Atividade 1

90%

90%

Atividade 2

80%

80%

Compromisso #5

89%

89%

I Plano de Ação

67%

67%

Legenda

Atividade 1 - Melhoria do interface do SIOE

Atividade 2 - Lançamento da nova versão do SIOE

DOCUMENTAÇÃO

Relatórios de Progresso

Através da colaboração entre o TicAPP/AMA e DGAEP para avaliar estado do SIOE, foram identificados os passos necessários para a disponibilização do novo site público do SIOE (atividade que falta concluir para dar como cumprido o Compromisso). 

O interface público (caracterização de todas as entidades do Sector Público e acesso universal) e a área reservada estão em desenvolvimento, prestes a serem concluídos: 
Actividade 1 - Novo interface disponibiliza funcionalidades de pesquisa, simples e avançada, com seleção de vários fcritérios e possibilidade de exportação em múltiplos formatos.

Actividade 2 - De momento, constrangimentos vários impedem que se avance com uma data oficial para o lançamento.

 

Reuniões de trabalho

Reunião transversal com equipas DGAEP e AMA a 9 de abril de 2019.

Reunião bilateral de trabalho entre DGAEP e AMA a 31 de outbubro de 2019

Reunião transversal com equipas DGAEP, AMA  e tutela a 3 de junho de 2020

Fotos

N/A

Relatórios

O presente relatório tem como objetivo atestar e demonstrar os desenvolvimentos realizados no Sistema de Informa e Organização do Estado (SIOE - https://www.sioe.dgaep.gov.pt ), cuja reformulação está inscrita neste Compromisso. Ocorreram importantes desenvolvimentos no âmbito atribuído ao novo SIOE, que apesar de não ter sido concluído e entrado em produção durante o I Plano de Ação, conforme estava previsto, apresenta na sua versão de testes funcionalidades importantes que respondem aos objetivos do Compromisso #5. Destacam-se a apresentação de “um interface que permitia ao cidadão comum compreender e navegar no universo global de entidades do Estado, nas suas diversas formas institucionais."

Considerando que o novo portal SIOE+ ainda não foi oficialmente lançado e apresentado, os conteúdos deste relatório, que estão publicamente acessíveis no portal OGP Portugal, serão predominantemente descritivos e textuais, reduzindo desta forma uso de recursos visuais, como por exemplo, as capturas de ecrã, pois estes ainda estão em desenvolvimento.