Abrir caixa de comentários

Melhorias no Serviço Publico na Ótica do Utente (proposta cidadã) - Melhorias no Serviço Publico na Ótica do Utente (proposta cidadã)

angle-left Melhorias no Serviço Publico na Ótica do Utente (proposta cidadã)

#18 - Melhorias no Serviço Publico na Ótica do Utente (proposta cidadã)

Implementação dum Sistema de Gestão da Qualidade dos Serviços, que visa a melhorar a perceção do utente quando visita um serviço publico. As políticas de qualidade serão transmitidas hierarquicamente de cima para baixo e os resultados serão medidos com ferramentas apropriadas, pelos representantes da qualidade em cada espaço onde se presta o serviço publico de contacto direto com o utente. O utente será consultado para expressar o seu nível de satisfação e perceção das melhorias introduzidas.

O ambiente de acolhimento e o modo de atendimento nos serviços públicos portugueses inclusivamente nos serviços consulares portugueses, são o cartão de visita do país. O descuido dos locais de espera, dos locais de trabalho, a atitude com que se recebe e atende o utente e muitas vezes, o não atendimento de telefonemas nomeadamente em Consulados, deixa no utente (podendo ser um potencial investidor) a imagem dum país disfuncional.

Um serviço público que se apresente ao utente com a qualidade de serviço duma empresa privada de sucesso, será visível e apreciado por todos e contribuirá para a melhoria da imagem e reputação que o país tem, tanto aos olhos dos utentes nacionais como os internacionais. A perceção dum bom serviço irá trazer vantagens muito para alem da satisfação do utente.
transparência

Cidadão

Projeto Piloto de um ano, seguido de implementação continuada